sexta-feira, 23 de maio de 2008

Cancioneiro Popular



Cancioneiro Popular


O Cancioneiro Popular da região da Beira Baixa também referem a alimentação:


Não posso comer sem garfo

Nem galinha sem limão

Não posso tirar os olhos

Donde os meus amores estão


O meu amor é padeiro

Traz a cara enfarinhada

Os beijos sabem-me a pão

Não quero comer mais nada


Dai-me vinho, dai-me vinho

A água não posso beber

A água da fonte tem limos

Tenho medo de morrer


à cabeceira, toucinho

Aos pés, chouriço assado

Diga-me lá, ó menina

Se estou mal acompanhado


Dá-me da pera madura

E da maçã, uma talhada

Da laranja um gominho

Do limão não quero nada


Julgas que morro por ti?

Engana-te o coração

Eu nunca fui rabaceiro

Da fruta que cai no chão


Quatro castanhas assadas

Quatro pingos de aguardente

Quatro beijos de uma moça

Fazem um homem contente


Sem comentários: